MIP consult

Logo

Conhecer os setores que geram emprego e renda é importante para entender como a economia funciona e como ela pode ser fortalecida. A aplicação de recursos escassos públicos e privados devem proporcionar o maior retorno possível para empresas, governo e população na forma de lucros, empregos e renda dentro de uma visão de desenvolvimento sustentável. O uso da matriz insumo-produto proporciona a análise mais completa do sistema econômico com estimativa dos diferentes impactos econômicos, sociais e ambientais. A região em análise pode ser um município, estado ou país ou grupos destas unidades.

Considerando que as cadeias produtivas se expandem para fora da região de origem do setor analisado, existem impactos inter-regionais (efeito transbordamento) da geração de emprego, renda e outras variáveis a partir de variações da produção do setor em análise.

Cadeias Globais de Valor podem ser definidas como o conjunto de atividades necessárias à produção e entrega do produto ao consumidor final. A qualificação do processo como cadeia de valor advém do fato de a produção se dar em estágios que agregam valores adicionados. Em outras palavras, as cadeias globais de valor podem ser um sinônimo para a internacionalização da produção.

A importância das Cadeias Globais de Valor está na compreensão e análise do fluxo de valor agregado a cada etapa e ao consumidor final. O aumento da importância das Cadeias de Valor Global no comércio mundial cria desafios para as estatísticas usuais de comércio e requer a estimação de outras medidas para que a forma produtiva seja plenamente compreendida. Desta forma, o uso da matriz insumo-produto permite a análise da geração de valor das diferentes cadeias produtivas dentro e fora da região (município, estado e país) e estimativa de impactos em termos de emprego, produção, renda e variáveis ambientais (água e dióxido de carbono) nas diferentes regiões nas quais está presente a cadeia produtiva.

Mensurar os impactos de políticas públicas é importante para avaliar sua eficácia e efetividade. Dados estatísticos que ajudem a embasar políticas públicas são tão importantes quanto indicadores que avaliem os impactos de um projeto executado. A avaliação de impactos direciona seus métodos para relacionar os efeitos ou impactos causados sobre o público-alvo e avalia a mudança de comportamento a partir da execução do projeto2.

Além disso, a escolha de indicadores adequados é fundamental para o acompanhamento da gestão das políticas públicas. A função dos indicadores é de produzir informações específicas sobre o desempenho recursivo do programa, do projeto ou da ação de uma política pública, que ajudam a medir as mudanças observadas. Portanto, mensurar os impactos de políticas públicas é fundamental para tomar decisões informadas sobre sua continuidade, ajustes ou encerramento.

Identificar setores-chave para o desenvolvimento regional é importante para entender como a economia regional funciona e como ela pode ser fortalecida. A identificação eficaz dos setores-chave é uma importante ferramenta de planejamento econômico e auxilia na tomada de decisões pelos planejadores.

Além disso, a análise conjunta e complementar dos métodos de identificação de setores-chave e motrizes conduzem a uma lista de atividades econômicas que são capazes de estimular o sistema produtivo. Essas atividades deveriam ser prioritárias para investimentos para sua expansão, a fim de otimizar o uso de recursos públicos e privados. Portanto, identificar setores-chave para o desenvolvimento regional é fundamental para tomar decisões informadas sobre políticas econômicas e investimentos. Os setores mais importantes considerando diferentes variáveis são diferentes, assim os setores capazes de gerar mais empregos não são necessariamente aqueles capazes de gerar maior renda ou salário. Portanto, é importante encontrar os setores-chave para cada indicador econômico, social e ambiental.

Conhecer os impactos locais da entrada de novas empresas é importante para entender como a economia local pode ser afetada. A entrada de novas empresas pode trazer benefícios como a criação de empregos, aumento da produtividade e redução de custos. Além disso, empresas que inovam crescem mais, mantêm-se alinhadas às novas tecnologias e tendências e melhoram a relação com clientes. No entanto, a entrada de novas empresas também pode trazer desafios e impactos negativos, como a concorrência com empresas locais já estabelecidas. Portanto, é importante avaliar cuidadosamente os impactos locais da entrada de novas empresas para tomar decisões informadas sobre políticas econômicas e investimentos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.